sábado, 28 de março de 2009

YES WE CAN!

Olá Pessoal!

Tudo bem?
"YES WE CAN" é um dos slogans mais famosos de todos os tempos e foi usado na última campanha presidencial americana pelo atual Presidente Barack Obama.

É uma frase de efeito que conseguiu transmitir o ideal do novo presidente ao povo americano: ter a competência e capacidade para superar tanto o preconceito quanto a crise econômica que já batia na porta dos Estados Unidos.

Mas os alunos de inglês que já aprenderam o "CAN" como "INFORMAL PERMISSION" mas ainda não aprenderam o mesmo "CAN" como "ABILITY/CAPACITY" ficam um pouco perdidos, achando que Obama na verdade só estava pedindo permissão para ser presidente...rs...
Foi uma aluna minha (por sinal, ótima aluna e super interessada), que me questionou sobre o significado dessa frase e por isso resolvi postar a respeito.

Sendo assim, lá vai a explicação:

- CAN = Informal Permission

"Zé, CAN I use your cell phone?"

(Veja bem, você já é tão íntimo do "Sr. José" que o chama de "Zé".
Neste caso você usa o CAN ao invés de MAY que é usado para Formal Permission:
"Mr. Smith, MAY I use your cell phone?)


- CAN = ABILITY / CAPACITY

I CAN ride a bike.

She CAN dance salsa very well.

CAN you cook?
Yes, I CAN
No, I CAN'T

American People: "CAN you and your colleagues help our country, Mr. Obama?"
Obama: "Yes, We CAN!!!!!"

È isso!
Espero que tenham gostado e que deixem seus comentários, ok?

Bjka

Teacher Rosana

10 comentários:

  1. hi teacher! gostei dese post tbm
    seu blog tah bombando hein! tah mto legal!!!!! bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Antonio

    Obrigada!!!! Que bom que gostou!
    Valeu por sempre prestigiar meu blog!
    Bjka

    Teacher Rosana

    ResponderExcluir
  3. Hey Teacher, I need conversation classes.

    CAN You help me??

    Kisses

    ResponderExcluir
  4. De: Clayton
    Oi teacher Rô.
    Gostei muito desse tópico.
    Acho super interessante, porque para nós alunos de certa forma estamos revendo a matéria aplicada na sala de aula.
    E parabéns pelo blog, fico show de bola! ! !
    beijão.

    ResponderExcluir
  5. Oi Clayton

    Obrigada pelo apoio...fico feliz de poder ajudar meus alunos!
    Saudades de vc...como está o ADV 2?
    Bjk

    ResponderExcluir
  6. Hi, dear! Oh..wonderful post! See...You have been using the blog so wisely! Congratulations!! I´ll invite my students to read your posts too! :) I´m sure they´ll enrich from the information you have been sharing with all of us.. A big kiss! Miss U!

    ResponderExcluir
  7. Hi Aurea

    Thanks a lot!
    I'll get really glad if your students visit my blog!
    And thanks for always visit me here!
    Kisses

    Rosana

    ResponderExcluir
  8. Hello teacher!!! *_*
    Primeiramente..adorei o blog...
    é facil para nossa comunicação...
    E esse tópicoo..rs..
    Anoitei até no carninhoo! =P
    Sobree o CAN
    Obrigadaa pela força profª

    E..oh..
    quando eu precisar de um socorro...já até sei onde vim...!*_*


    Adoroo vcc MY TEACHER =p

    *_*

    ResponderExcluir
  9. Oi Grazi

    Obrigada pelo post! Fico contente de poder ajudar como vocês me ajudam. Exemplo é este post...quem me deu a idéia do tópico foi vc...rs...
    Continue me visitando por aqui!
    Bjka

    Teacher Rosana

    ResponderExcluir
  10. O Blog da Teacher Rosana é demais!

    Mas vamos atualizar né?

    Beijos
    Teacher WILL

    ResponderExcluir