sábado, 23 de maio de 2009

Me 2


Olá Pessoal

Td bem?
Após mais um mês sem postar, aqui estou eu novamente.

Hoje resolvi escrever a respeito do famigerado "So do I" que tooodos os alunos logo que aprendem lançam a pergunta:
- "Teacher, mas eu não posso falar "Me too!" ???"
E minha resposta é sempre a mesma: "TAMBÉM pode".

Acontece que um "So do I" lançado no decorrer de uma entrevista de emprego, de uma apresentação na faculdade ou em uma reunião de negócios vai encher os ouvidos do
entrevistador, do professor ou do chefe. E nessas horas impressionar sempre é bom....rs....
Esse tipo de expressão sempre é usado para "agreement", ou seja, para expressar que você
compartilha da mesma opinião do outro. E essa opinião pode ser afirmativa (feita com o "SO") ou negativa (feita com o "NEITHER").
Eu sempre brinco com meus alunos que essa estrutura é muito usada pelos casais apaixonados que geralmente no início do relacionamento gostam e desgostam das mesmas coisas...pena que as vezes todas essa harmonia se desfaz com o tempo né???...rs....

Vou dar alguns exemplos de diálogos para que vocês entendam a "matemática" da coisa de uma forma mais real:

Present:

A: I live in São Paulo.
B: So do I. (= I LIVE in São Paulo too)

A: I live in São Paulo.
B: So does John (=John LIVES in São Paulo too)

A: I don't have a car.
B: Neither do I (= I DON'T have a car either)

A: I don't have a car
B: Neither does John (=John DOESN'T have a car either)

Fácil né? Vejam que afirmativas são feitas com SO e negativas com NEITHER e que o DO e o DOES combinam com o sujeito. Sendo assim, he/she/it devem "vir acompanhados" de DOES.

Vale lembrar que essa estrutura pode ser usada em outros tempos verbais mas isso vai ficar para um próximo post.

Caso tenham alguma dúvida já sabem: postem aqui ou me mandem um e-mail, ok?

Bjk a todos!

10 comentários:

  1. Teacher, me lembro do meu inter 1, quando vc ensinou a genti essa materia! =D

    sempre arrasando como blog!


    hehe

    bjaum!

    ResponderExcluir
  2. TEACHER Q LEGAL ESE POST

    GOSTEI MTO!!!!!! :D

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meus visitantes assíduoos!
    Que bom que gostaram!
    Bjk

    ResponderExcluir
  4. Rô!

    Li todos os seus posts, achei muito legal o blog. Eu tinha perdido o link e não lembrava mais. Queria que na minha época de estudante minha professora tivesse um blog assim, mas como línguas é algo de estudo contínuo, vou já adicionar aos meus favoritos para não perder-te mais!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosy

    Super obrigada pelas palavras!
    Vindo de você que já morou fora e sabe como o
    Inglê é importante só me enche de satisfação.
    Seja bem vinda!
    Bjk

    ResponderExcluir
  6. Lovely... as always! :) From Marilia... I couldn´t refrain from sending you my notes! Oh.. do you remember this expression " DITTO" ? This is the expression that Patrick Swayze used in the movie Ghost, meaning "idem". So, she always said " I love you " and he replied "Ditto". :) Huahuahuahua.. Dunno if you´ve heard of that already! A huge kiss, my dear.. have a wonderful week! :) LOVE U!

    ResponderExcluir
  7. Hey Rosana, I'll suggest my students from Inter 1 to come over here!!!

    Só para compartilhar com a Marilia, no filme: "School of Rock" o ator "Jack Black" também diz: "Ditto", em uma de suas falas, muito legal!

    Teacher WILL

    ResponderExcluir
  8. Hi Aurea and Will

    I loved the tips..they are always very very special and important! DITTO!!!
    Kisses my dears!

    ResponderExcluir
  9. Hi teacher !!!

    Gostei mto do post, ficou bem clara a explicação...
    Pra quem não sabe, sou uma das alunas do Inter 1!!

    Kissesssss

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda

    Obrigada pela visita e espero que o post tenha te ajudado!
    Bjk

    ResponderExcluir