domingo, 21 de julho de 2013

Profissional X Redes Sociais


Olá Pessoal

Tudo bem?
Como prometi no post anterior hoje vou falar um pouquinho para os que estão em busca de uma colocação nesta "selva competitiva" chamada mercado de trabalho.

Em um dos meus garimpos sobre o assunto no abençoado GOOGLE encontrei um que achei interessante. É sobre a interferência das redes sociais na contratação de novos profissionais.

Todo mundo sabe que amo navegar no Facebook, compartilhar coisas, jogar (não sei se por distração ou vício..rs...) enfim, fazer o que todo mundo faz. Com isto já vi muita gente compartilhando  coisas das mais absurdas e tecendo opiniões sobre todo e qualquer assunto sem se preocuparem muito com o impacto que isto pode ter em relação à imagem que tem ou que tentam construir.

A lei do "o Facebook é meu e eu posto e compartilho o que eu quiser" é  válida mas parece que muitas empresas usam exatamente isso para criarem um perfil do seu possível futuro funcionário e com isso decidirem em contratá-lo ou não.

Lendo um artigo muito legal na revista VOCÊ RH cujo título é "Empregadores encontram motivos para não contratar em perfis das redes sociais" *  fiquei pasma com as estatísticas que mostram que muita gente poderia estar trabalhando na empresa que tanto queria mas só não está porque um comentário em alguma rede social, muitas vezes feito de forma inocente e displicente não permitiu que assim fosse.

Muitos podem me questionar: "mas ser julgado por minhas opiniões é justo, já que  na maioria das vezes o que eu posto e compartilho no Face é por brincadeira, é apenas para fazer meus amigos rirem?"

Eu acho sim.  Em muitos casos é injusto mas acredito também que tais empresas levem muitas outras coisas em consideração. O perfil no Facebook por exemplo,  pode ser apenas mais um fator ou um quesito de desempate no momento da contratação, mas mesmo assim devemos ficar atentos com as opiniões que mesmo banais podem revelar algo mais.
Pensando sobre isto me lembrei de um provérbio que sempre ouvi desde criança: "Diga-me com quem andas que eu te direi quem és."
A adaptação para os dias de hoje neste contexto seria: "Diga-me o que compartilhas e te direi que funcionário serás."

Espero que comentem e compartilhem!

Bjk e até o próximo post!

(Teacher) Rosana


* Para quem quiser ler o artigo o link está aqui:
http://revistavocerh.abril.com.br/materia/empregadores-encontram-motivos-para-nao-contratar-em-perfis-das-redes-sociais

2 comentários:

  1. Muito pertinente seu post. Sei que é um assunto que gera muitos protestos sobre privacidade e acho que são muito válidos. De fato isso tem que ser discutido com seriedade por nossos legisladores. Por outro lado, o perfil do facebook dá uma visão muito mais real (porque é feito espontaneamente)do que uma entrevista em que o candidato tenta sempre falar o que o empregador quer ouvir.
    O que temos sempre que ter em mente é que o facebook é público, sendo assim lá (no face) somos personalidades públicas e como pessoas públicas não podemos sair falando o que der na telha. Há uma grande diferença entre fazer um comentário em uma sala com meus amigos e postar uma opinião que pode ser lida por qualquer pessoa. Muitas vezes que não sabe nem do contexto em que foi falado e, como sabemos, o contexto é muito importante para entendermos a mensagem. Bom esse assunto vai longe!
    Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que realmente é um assunto que dá o que falar.
      Super obrigada pelo comentário Fernando!

      Excluir