segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Quando é hora de mudar....




Oi Pessoal

Td bem?

Hoje vou usar o blog para falar um pouco de mim.

Muitas pessoas, principamente meus alunos, se espantam quando descobrem que minha formação acadêmica é o Direito, e muitos igualmente não entendem o porquê da minha opção pela área da educação. E que já fique claro aqui, que me coloco humildemente na posição de educadora, pois sei muito bem que para tal ainda me falta muito.


Tenho consciência de que não consigo convencer muita gente de que prefiro uma centena de vezes minha atual profissão do que "bater perna" em fóruns e audiências. E mais uma vez faço uma pausa para explicar que isso não foi e não é prazeroso PARA MIM mas que apoio todos que tenham a advocacia como sonho e objetivo de vida.

Acontece que optei pelo Direito quando tinha apenas 17 anos, como a grande maioria de vocês assim fazem quando escolhem a faculdade que vão cursar, mas meu erro foi não enxergar que ensinar era o que me dava prazer.
Certa vez, minha professora de Geografia do colegial pediu para que cada aluno apresentasse um capítulo de um livro sobre geografia econômica.
Eu fui a primeira a apresentar e no final da aula ela me pediu para que naquela semana eu preparasse mais três capítulos. E não conto isso para me exibir mas apenas para mostrar que alí nascia uma professora em potencial, pois aquilo me deu um orgulho e uma satisfação enormes! Porém, como não fui devidamente incentivada a continuar acho que a idéia se perdeu e eu me tornei professora por um caminho muito mais longo, enfrentando mais preconceitos. Mas um caminho não menos importante, pois através do Direito hoje me sinto uma professora justa, preparada e disposta a me colocar no lugar daquele que aprende, com suas dificuldades, incertezas e sonhos.

Com tudo isso aprendi que muitas vezes precisamos prestar atenção nos sinais que a vida nos dá e como professora me sinto na obrigação de ser instrumento que leve cada um dos meus alunos a descobrir seu caminho.

E se você já fez uma opção e agora percebeu que não é bem isso, não tenha medo de mudar se assim for preciso.
Certa vez, num momento de crise existencial (..rs..) um médico me disse: "Só quem não muda de opinião são os loucos."
Pessoas sadias e normais têm todo o direito de mudar o que quer que seja em busca de um ideal. Vocês nem imaginam como essa frase, a primeira vista tão simplista, me ajudou a achar o que me dá prazer na vida: ensinar!

Bjka a todos!

2 comentários:

  1. Hey teacher!

    como sempre arrasando cum u blog ein?
    xD

    issu ae vc é uma ótima professora!, minha preferida \o/

    continue assim!

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas

    Obrigada querido!
    Vc que é ótimo aluno!
    Bjka

    ResponderExcluir