
Olá Pessoal,
Tudo bem?
Demorei um pouco mas estou de volta.
Hoje vou postar sobre algo que é muito comentado entre os alunos e que eu gostaria de
dar minha humilde opinião a respeito que é a fluência em Inglês.
Primeiramente temos que colocar na cabeça que fluência é algo que vem com o tempo, requer dedicação e trabalho duro e que também tem níveis.
Vejo muitos alunos preocupados com isso e a grande maioria não se dá conta do quanto já
sabe e consegue se expressar em Inglês.
Para os alunos iniciantes que reclamam qua "ainda não falam" Inglês sempre faço com que reflitam com a seguinte pergunta: "Quando você começou o curso quantas perguntas dessas que fazemos todas as aulas você conseguia responder?" A maioria para, pensa e me dá razão de que está aprendendo bastante.
Já a preocupação dos alunos mais avançados é "Não consigo falar como o ator tal do seriado tal." ou "Não entendo o que o fulano canta". Neste caso eu sempre faço com que se lembrem que o ator ou o cantor tal é nativo: nasceu, cresceu e mora num país cuja língua oficial é o Inglês. Isso faz muuuita diferença.
Não entendam, porém, que acho que seja impossível chegar a uma competência linguística e uma fluência tão boa quanto a do Presidente Obama (...rs...) mas só digo que isso demanda tempo e peço que aprendam com prazer e que não se cobrem tanto!
Para finalizar, deixo algumas dicas que podem ajudá-los a melhorar cada vez mais e a se aproximarem mais da tão sonhada fluência:
- seja assíduo às aulas;
- "A cada erro nos aproximamos mais do acerto." Monja Coen - se esforce em sala de aula para se expressar o maior tempo possível em Inglês sem medo de errar;
- use recursos como CDs, web lessons, internet, filmes, livros, cursos de pronúncia, song class, enfim, tudo o que te proporcionar contato extra com a língua;
- acredite no seu potencial. Todos nós somos capazes de aprender sem esquecer que cada um de nós tem seu tempo certo. Os bebês não realizam tarefas como andar ou falar todos no mesmo tempo mas um dia todos andam e falam perfeitamente.
- não tenha vergonha de pedir a ajuda do seu professor. Ele está alí para te orientar, tirar dúvidas e ajudá-lo a "andar com as próprias pernas."
Comentei ontem em uma reunião e acho que cabe bem neste post: se eu aprendi Inglês depois de adulta, em uma época com poucos recursos audio-visuais, sem internet e consegui até virar "teacher" todos vocês são capazes também. Pensem nisso e perseverem sempre!
Espero que tenham gostado e deixem seus comentários
Bjk
(Teacher) Rosana
Palmas, plamas, palmas! Arrasou! Isso é o que digo aos meus alunos também! Boas falas!
ResponderExcluirOi Rô.
ResponderExcluirEsse assunto é muito importante. Um jeito interessante de olharmos a fluência de um outro ponto de vista, é prestar atenção a um estrangeiro falando português. Vamos notar que alguns são falantes competentes, outros nem tanto. Entretanto, raramente ouvimos algum que soe exatamente como um brasileiro.
Um beijo.
Michelle, obrigada pela força e pelo comentário.
ResponderExcluirFernando, falou tudo e somou muito ao post!!!! Obrigada sempre!
Abção!
Eu ainda estou lutando para chegar na tão sonhada fluência, não desisto de estudar, mas parei de me cobrar tanto, agora eu estudo inglês porque eu amo essa lingua então percebi o quanto eu aprendo mais facilmente.. ótimo esse post, adoreiiiiii
ResponderExcluirÓtimo post sobre fluência Rô! Para mim fluência é saber se comunicar em qualquer situação que haja necessidade!
ResponderExcluirQuanto maior seu contato com a língua, maior será sua fluência.
Beijos,
Wil
www.alousasumiu.blogspot.com
Oi Will
ResponderExcluirObrigada pelo comentário!
BJo
Ro, só quem vivencia dificuldades tem condições de ajudar outras pessoas em seus respectivos caminhos. Sua experiência de aprendizado e superação faz de você uma "teacher" muito especial, que ensina seus alunos de maneira a valorizar os potenciais de cada um e motivar como ninguém mais!
ResponderExcluirTe admiro muito! :)
Bjs
Marina
Oi Marina
ResponderExcluirQue linda mensagem! Adorei!
Obrigada e saiba que também te admiro muito.
BJK
(Teacher) Rosana
Realmente, o maior problema, nao meu mas de mts é a compreenssao, isso so se aprende com o tempo, vendo filmes e seriados por exemplo, msm q nao entenda, voce vai se familiarizando, eu avancei mt desse jeito, pense em ingles, leia, escute musicas, e sempre use o metodo da repeticao, repita oq voce ouve. Bom, sao dicas q funcionam cmg, boa sorte a todos. Abrcs
ResponderExcluir